O Parque Zoológico Municipal de Bauru é um jardim zoológico público brasileiro, situado no município de Bauru, no estado de São Paulo, e que é destaque por seu trabalho de preservação da fauna brasileira.
Foi inaugurado em 24 de agosto de 1980, e possui uma área de 50 mil metros quadrados. Está localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.
O zoo é reconhecido nacionalmente por seu sucesso na reprodução de espécie consideradas extintas. Foi o primeiro zoológico do Brasil a conseguir a reprodução do pinguim, em 2013, e também por fazer parte do Google Street View, entre os 20 zoológicos do mundo. Também é o único parque brasileiro para visita virtual na rede mundial de comunicação, com imagens em alta definição de todo o zoológico.
Luiz Pires, diretor do Zoológico
Atualmente o zoo aponta um grande crescimento em visitações e infraestrutura, já que conta com aproximadamente 880 animais entre aves, peixes, mamíferos e repteis, e mais de 15 mil visitas mensais entre excursões escolares e o público em geral.
O zoológico de Bauru é muito bem arquitetado, em uma área verde de muitos hectares e a beira de um lago com nascente própria. No local há uma variedade grande de animais, aves, e um aquário de peixes com muita variedade de peixes de água doce e água salgada, conta ainda desde de 1989 com um local de pinguins mantidos em refrigeração e habitat criado como onde esses pinguins vivem, trata-se de pinguim-de-magalhães, espécie que habita o sul da América do Sul (Antártida, Ilhas Malvinas, Patagônia, sul da Argentina e Chile). Na área próxima ao zoológico existe o Jardim Botânico, área linda ao meio a muito verde que também vale a pena conhecer, não é cobrada entrada, apenas no zoológico se paga uma taxa baixa para entrar