A importância do sanduíche Bauru para o município vem por meio da historia de seu criador, Casimiro Pinto Neto, nascido em Bauru (SP) em 5 de abril de 1914.
No ano de 1931, Casimiro Pinto Neto, ingressou na Faculdade de Direito da USP no Largo do São Francisco. Orgulhoso de sua cidade natal, sempre foi conhecido pelos colegas como "Bauru". Juntamente com seus contemporâneos (estudantes, artistas e intelectuais), freqüentava o restaurante "Ponto Chic", no Largo do Paissandu.
Muitas são as histórias relacionadas ao Ponto Chic, passando por Madame Fifi com suas francesas nos altos do mesmo prédio, assembléias de estudantes da Faculdade São Francisco, MMDC e a revolução de 32, a invenção do sanduíche mais famoso do Brasil - O BAURU, as discussões políticas, o futebol, a Gazeta Esportiva, o basquete, negociação de craques, chegando a idéias, textos e composições inspiradas pelo ambiente.
Até os dias de hoje o Ponto Chic mantém sua tradição de oferecer aos clientes, em sua forma original, o sanduíche mais famoso do Brasil - O "BAURU" (PONTO CHIC, 2006).
Casimiro pinto neto
Numa noite, em 1934, procurou apressadamente, o cozinheiro do restaurante (Sr. Carlos), e "ditou" a receita do sanduíche: pão francês sem miolo, uma porção de queijo derretido em banho-maria, fatias de roastbeef, rodelas de tomate e pepino em conserva (picles).
Segundo Casimiro, essa receita incluía os elementos básicos de um lanche equilibrado em albumina, proteína e vitamina, conforme havia lido em um livreto de alimentação para crianças, da Secretaria de Educação e Saúde, escrito pelo Ex-prefeito Wladimir de Toledo Pisa, também freqüentador do Ponto Chic.
Quando estava comendo o segundo sanduíche "Quico" (Antônio Boccini Jr.), um amigo que era muito guloso, pegou de sua mão um pedaço do sanduíche e gostou. Aí, pediu ao garçom, um descendente russo chamado Alex, - Me vê um desses do "Bauru" -.
Na mesma noite, outros freqüentadores pediram o novo sanduíche, dizendo que queriam um "igual ao do Bauru".
Nascia assim um dos mais famosos lanches do Brasil, hoje conhecido até em outros países. Em Bauru o sanduíche foi divulgado por José Francisco Júnior (o Zé do Skinão) que conheceu Casimiro Pinto Neto em meados 1957.
Transformou sua lanchonete (O Bar do Skinão) no principal ponto bauruense de divulgação do Sanduíche Bauru, o fazendo muitas vezes gratuitamente.
A preservação e valorização deste simples sanduíche, como patrimônio imaterial da cidade, que é lembrada como a cidade do sanduíche, é motivo de orgulho e estima aos bauruenses.
O Sanduíche tem em sua receita original o pão francês sem miolo, fatias de roastbeef, queijo derretido, rodelas de tomate, pepino em conserva, orégano e sal a gosto.
Em Bauru o sanduíche foi divulgado por José Francisco Júnior (o Zé do Skinão) que conheceu Casimiro Pinto Neto em meados 1957.
Transformou sua lanchonete (O Bar do Skinão) no principal ponto bauruense de divulgação do Sanduíche Bauru, o fazendo muitas vezes gratuitamente.
Atualmente o tradicional Sanduíche Bauru pode ser encontrado nos seguintes estabelecimentos: Skinão lanches (Rua Rio Branco esquina com Rua Júlio Maringoni); Bauru Chic (localizado próximo ao Bauru Shopping); Bar Aeroporto (no Aeroclub de Bauru); Buffet Mantovani (Av. Elias Miguel Maluf, 1-25), além do Bar e Restaurante Ponto Chic em São Paulo (Largo do Paissandu, 27).
Lei Municipal
A Prefeitura de Bauru autorizou até agora o Bar Ponto Chic, o Skinão e a Lanchonete Aeroporto para comercializar o lanche original. As receitas foram variando tanto, que a Câmara Municipal colocou a fórmula original em lei (Lei Municipal 4314, de 24/06/98). A prefeitura de Bauru conta um selo de qualidade. Confira a lei na íntegra.
Câmara Municipal de Bauru - P. 12648/98 LEI NÚMERO 4314 DE 24 DE JUNHO DE 1998, autoriza o Poder executivo a tomar as Medidas necessárias para o registro do “Sanduíche Bauru”.
Receita para 3 sanduíches
Ingredientes que fazem história
- 3 pães franceses;
- 300 gramas de rosbife fatiado (lagarto) bem fino;
- 80 gramas de queijo prato;
- 80 gramas de queijo gouda;
- 80 gramas de queijo estepe ou suíço;
- Água quente com meia colher de manteiga;
- 6 rodelas de tomate;
- 6 fatias de picles;
- Sal a gosto;
Preparo:
Montagem do lanche leva menos de um minuto
Coloque a peça de lagarto inteira, sem nenhum tempero, em chapa de ferro quente.
Asse dos dois lados - até que fique assada por fora e cor de rosa por dentro.
Deixe esfriar e corte em fatias bem finas. Fatie os queijos. Leve uma panela ao fogo com água.
Acrescente a manteiga e aqueça, até que se forme uma camada de óleo por cima.
Abaixe o fogo.
Coloque na água os queijos ou o queijo, mexendo sempre, até conseguir uma pasta uniforme.
Corte o pão no sentido do comprimento. Retire o miolo.
Coloque 4 fatias de rosbife temperadas com sal.
Coloque, sobre o rosbife, duas rodelas de tomate e duas de pepino (que devem antes ficar de molho por 4 dias em vinagre).
Acrescente a pasta de queijo. Feche o sanduíche.
Faça um corte diagonal e sirva.
Diversas famosas personalidades muito conhecidas já apreciaram o sanduíche.
A receita original de Pinto Neto, oficializada pela lei municipal 4314, de 24 de junho de 1998, aprovada pela câmara dos vereadores de Bauru.
Bauru;, consiste em um pão francês com rosbife, fatias de tomate, picles e queijo muçarela derretido, condimentado com orégano e sal.
Há, atualmente, variações da receita, que todavia não são tidas como o verdadeiro bauru.
Dentre essas variações, destacam-se oito:
Bauru francês: pão francês com roastbeef, queijo gruyère derretido e mostarda dijon.
Bauru italiano: pão francês com roastbeef, queijo muzzarela derretido, presunto de Parma, tomate seco e orégano.
Bauru americano: pão francês com roastbeef, queijo muzzarela derretido, alface americana, tomate e picles. Um sanduíche de bauru em sua versão portuguesa, feito em casa.
Bauru português: pão francês com presunto, queijo e tomate. Bauru gaúcho: pão francês com roastbeef de picanha, queijo emmental derretido, almeirão e tomate.
Bauru Ponto Chic ou Legítimo: pão francês com roastbeef de lagarto, queijos suiço, estepe e prato derretidos em banho-maria, tomate, pepino, manteiga, sal e orégano.2
Bauru Goiano (tradicional) : Pão de forma com presunto, queijo
Bauru Goiano (especial) : Pão de forma com presunto, queijo, ovo frito e tomate. Hoje, há um programa de certificação para o bauru, disponível no sítio oficial4 , mas isto não significa que todo sanduíche conhecido como bauru siga a receita acima.
Sendo um tipo de sanduíche extremamente popular no Brasil, o bauru possui inúmeras variações em ingredientes e métodos de preparo.