Bauru (Português pronúncia: [bɐʊ̯ɾu]) é uma cidade brasileira e município na região centro-oeste do estado de São Paulo. É também a capital da micro-região de Bauru. A população em 2010 é de 344 039, a área do município é de 675,2 km ² e uma densidade populacional é 464.56/km ². Fundada em 1896, seus limites são Reginópolis para o norte, Arealva para o nordeste, Pederneiras, a leste, Agudos e Piratininga para o sul e Avaí para o oeste. Hoje ultra passam os 400.000 Habitantes , Basta o bom senso e um senso de autoridades competentes como o atual Prefeito !
A presença de um setor de serviços forte, muitos campi universitários - incluindo a Universidade de São Paulo e Universidade Estadual Paulista - e localização da cidade, na junção de três ferrovias e três rodovias fazem Bauru um grande centro urbano do Estado de São Paulo.
É a cidade natal de Marcos César Pontes, o primeiro brasileiro no espaço. É também a cidade onde Pelé cresceu e aprendeu suas habilidades de futebol (soccer).
A cidade é servida por dois aeroportos: o aeroporto mais velho Bauru, eo mais novo Aeroporto Bauru-Arealva, oficialmente conhecido como Moussa Nakhl Tobias Airport, localizado no município vizinho de Arealva.
Origem do nome [editar]
Há várias teorias destina-se a explicar a origem do nome Bauru. Uma foi proposta por Ismael Marinho Falcão, um engenheiro que viveu por muitos anos com a tribo Kaingang, que costumava habitar a região. Segundo ele, a região foi chamado ubaurú por causa da abundância de uma planta herbácea chamada ubá, usada para balaios e cestos de vime, e uru, uma ave solo relacionada com o frango.
Outros pensam que o nome vem do Mbai-yuru, que significa "cachoeira" ou "rio de forte declive", ou YBa ou uru ', cesta de frutas' em Old Tupi, ou mesmo bauruz, como os nativos que habitavam as margens do Rio Batalha foram chamados.
História [editar]
Historicamente, a região ocupada por Bauru era um território disputado entre dois grupos indígenas: os Kaingang e Guarani. No século XVIII, os pioneiros étnicos brasileiros tentaram resolver na região de São Paulo, que era um ponto de passagem das Monções (expedições fluviais) que passaram por Mato Grosso e Goiás, mas foram impedidos por ataques dos nativos locais. O não-índios só conseguiu se estabelecer na região no século XIX, com a vinda da população vinda da costa de São Paulo e também nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Depois de 1850, em busca de novas terras para ocupação e colonização, pioneiros de São Paulo e Minas Gerais começou a explorar a vasta região entre a Serra de Botucatu, Rio Tietê, Rio Paranapanema e Rio Paraná, até então habitado por grupos de indígenas Kaingang.
Em 1856, Felicíssimo Antonio Pereira, vindo de Minas Gerais, compraram terras e se estabeleceram, perto do centro atual de Bauru, a Fazenda das Flores (Fazenda das Flores). Anos mais tarde, em 1884, essa fazenda (também chamada de Campos Novos de Bauru) têm desmembrada parte de sua área para o campo de treinamento do São Sebastião de Bauru. O distrito tem progredido, mesmo sendo alvo de ataques de nativos Kaingang e relativamente isolado do resto do Estado e tornou-se distrito de Agudos em 1888. A chegada de imigrantes do leste da São Paulo e Minas Gerais levaram à emancipação da cidade em 1 de Agosto de 1896.
O novo município no primeiro viveu a partir do cultivo de café, apesar de ter terras mais fracas e inférteis que o restante do estado. Em 1905, Bauru foi escolhida como o ponto de partida da Estrada de Ferro Noroeste partida do Brasil, que ligado por via férrea, Bauru a Corumbá, Mato Grosso do Sul, perto da fronteira com a Bolívia. Durante a primeira metade do século XX, Bauru torna-se o principal pólo econômico da região compreendida pelo Oeste Paulista, Norte do Paraná e Mato Grosso do Sul.
A movimentação da cidade aconteceu por causa da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil
A primeira estação ferroviária de Bauru.
A história recente da cidade não pode deixar de ser vinculada à Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Mas Bauru já existia antes da passagem dos trilhos por aqui.Origens
No século XIX, a expressão “sertão bruto” era usada com referência à região que a cidade ocupa hoje. A conquista do Oeste do país tem histórias parecidas. Bauru foi mais um lugar onde desbravadores brancos – os bandeirantes – lutavam com índios pela posse do território. A terra era ocupada pelos indígenas Kaiagang, que emprestaram um vocábulo de sua língua para dar nome à cidade. Na língua deles, Bauru quer dizer “cesto de frutas”.
Os primeiros desbravadores que vieram para a região foram Felicíssimo Antonio Pereira e Antonio Teixeira do Espírito Santo. No documento de legalização das terras de Felicíssimo, o nome de Bauru apareceu, oficialmente, pela primeira vez. Em 1884, quase trinta anos após sua chegada, Antonio Teixeira do Espírito Santo decidiu doar uma parte das terras de sua Fazenda das Flores para a formação do patrimônio de São Sebastião do Bauru. No dia 1º de agosto de 1896, Bauru foi elevada à condição de vila.
Chegando a Bauru
Rod.Com.João Ribeiro de Barros
Bandeira Municipal
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Estação Ferroviaria de Bauru - NOB
NOB Ferrovias
A chegada da Ferrovia Quase dez anos depois, em 1905, a cidade recebeu sua primeira ferrovia: a Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava Bauru a São Paulo. Foi o início do crescimento populacional na região. Além da chegada dos operários, que trabalharam na construção das linhas, o comércio local teve ganhos e houve incentivo à migração. Em 1906, a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) inaugurou o seu primeiro trecho em Bauru (Bauru – Avaí), no prolongamento da Sorocabana. O traçado inicial da NOB ia até Cuiabá, no Mato Grosso. Em 1908, o destino da linha foi alterado para Corumbá, no Mato Grosso do Sul, rumo às fronteiras boliviana e paraguaia. O novo caminho é herança das bandeiras que rumavam para o Oeste, com a intenção de conquistar territórios desconhecidos. A inauguração da estação final em Corumbá aconteceu 15 de dezembro de 1952. Sua extensão é de 1600Km e interliga-se com todos os sistemas ferroviários de norte a sul do país. Em 1910, com a chegada da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Bauru passou a abrigar um dos maiores entroncamentos ferroviários do interior do continente. Já em 1939, com a conclusão da nova e enorme estação da Noroeste, que englobava também os escritórios da empresa, todos os embarques e desembarques das três ferrovias foram centralizados nessa estação. Em 1957, a NOB foi incorporada à Rede Ferroviária S.A. Em 1961, todas as ferrovias paulistas, caso da Companhia Paulista e Sorocabana, foram encampadas pelo governo paulista, dando origem às Ferrovias Paulistas S.A. (Fepasa). Os trens de passageiros da Noroeste foram extintos em 1995. Em 1998, toda a malha da Fepasa foi concedida à iniciativa privada. Os trens de passageiros para Bauru, na antiga linha da Companhia Paulista, chegaram à Estação pela última vez em 15 de março de 2001. Os fatos provocaram o redimensionamento da malha ferroviária, que foi reduzida de 23 mil quilômetros em 1996 para 19 mil em 2002, de acordo com dados do Sindicato dos Ferroviários. Fonte: Os Frutos da Terra Bauru 1896-1988
Foto Pontilhão Azarias Leite
NOB Noroeste do Brasil
Entroncamento da NOB
Foto Pontilhão Bauru-Marília
Time Profissional da Cidade
Fundado em 1º de setembro de 1910, com o nome de Sport Club Noroeste, o alvirrubro de Bauru teve como primeiro presidente o engenheiro Carlos Gomes Nogueira. Entre os primeiros sócio-beneméritos do clube estão figuras importantes de Bauru, como Alfredo de Castilho, Eduardo Vergueiro de Lorena (prefeito da cidade entre 1925-26 e 1929-25/10/30), Ernesto Monte (Prefeito de 1938-41), Otávio Pinheiro Brisolla (prefeito- 1918-21 e 1948-52), entre outros.
O primeiro confronto da história do Noroeste foi contra um selecionado da cidade de São Manuel. Vitória por 1 a 0.
Esporte Clube Noroeste
O estádio Alfredo de Castilho é inaugurado em 1º de agosto de 1935, com um jogo entre o Norusca e o Campinas F.C. Placar final: derrota noroestina pela contagem mínima.
Alfredo de Castilho foi diretor da E.F. Noroeste do Brasil entre maio de 1925, nomeado pelo presidente Artur Bernardes, e 1929 e de 1934 até março de 1937. Faleceu em 1947.
O primeiro título estadual foi do Campeonato do Interior de 1943. Na final, disputada em dois jogos contra o Guarani de Campinas, o Noroeste levou a melhor.
Estádio Alfredo de Castilho
Ginásio Panela de Pressão
Casa Bauru Basket
Time Profissional Da Cidade
Larry Taylor